Pages

terça-feira, 25 de agosto de 2009

PADRÃO DO PASTOR BRANCO SUIÇO


Segue o padrão do Pastor Branco Suiço, para comparação com o ultimo post...

» APARÊNCIA: poderoso, bem musculoso, de tamanho médio; orelhas eretas; de pelagem dupla de comprimento médio ou longo. De forma alongada; de ossatura média e sua silhueta é elegante e harmoniosa.

» PROPORÇÕES IMPORTANTES: - De forma retangular moderadamente longa: a proporção entre o comprimento do corpo (da ponta do ombro à ponta da nádega) até a altura na cernelha é de 12:10. - A distância do stop à trufa é ligeiramente maior do que a distância do stop à protuberância occipital.

» CABEÇA: forte, seca e delicadamente cinzelada, em boa proporção ao corpo. Vista por cima e de perfil, tem forma de cunha. As linhas superiores do crânio e do focinho, são paralelas. Crânio: ligeiramente arredondado; depressão mediana apenas indicada. Stop: ligeiramente marcado, mas nitidamente visível. Trufa: tamanho médio; pigmentação preta desejada; a trufa de neve e a trufa mais clara são admitidas. Focinho: poderoso e moderadamente longo em relação ao crânio. A cana nasal e a linha inferior do focinho são retas e convergem ligeiramente em direção à trufa. Lábios: secos, firmemente ajustados e tão pretos quanto possível. Dentes: dentição forte e completa, mordedura em tesoura. Os dentes devem ser implantados de forma ortogonal ao maxilar. Olhos: de tamanho médio, amendoados, colocados ligeiramente oblíquos; de cor marrom ao marrom escuro; pálpebras bem aderentes e as bordas dos olhos pretas, são desejáveis. Orelhas: eretas, inseridas altas, portadas retas, paralelas e direcionadas para a frente, em forma de um triângulo alongado que são ligeiramente arredondadas em suas extremidades.

» PESCOÇO: de tamanho médio e bem musculoso. Inserido harmoniosamente no corpo, sem barbelas; a linha superior do pescoço, elegantemente arqueada, vai sem interrupção da cabeça portada moderadamente alta até a cernelha.

» TRONCO: forte, bem musculoso e de tamanho médio. Cernelha: pronunciada. Dorso: nivelado, firme. Lombo: fortemente musculoso. Garupa: longa e de largura média. A partir de sua inserção, ela se inclina suavemente para a raiz da cauda. Peito: não muito largo, profundo (mais ou menos 50% da altura na cernelha); alcançando os cotovelos; caixa torácica oval; estendendo para trás. Antepeito proeminente. Ventre e Flancos: flancos delgados e firmes; linha inferior moderadamente esgalgada.

» CAUDA: espessa, em forma de sabre, afinando para a extremidade. Inserida mais para baixo, ela atinge no mínimo o jarrete. Em repouso, ela cai reta ou ligeiramente curvada para cima no seu último terço. Em movimento, é portada mais alta mas jamais mais alta que a linha do dorso.

» MEMBROS: fortes, resistentes, e ossatura média. Anteriores: retos, quando vistos de frente e moderadamente afastados. Vistos de perfil, bem angulados. Ombros: escápulas longas e bem oblíquas. Bem angulados; todo ombro fortemente musculoso. Braços: adequadamente longos e fortes músculos. Cotovelos: bem aderentes. Antebraços: longos, retos e musculosos. Metacarpos: firmes e ligeiramente oblíquos. Posteriores: vistos por trás, retos e paralelos; em posição, moderadamente afastados. Vistos de perfil, bem angulados. Coxas: de comprimento médio, fortemente musculosas. Pernas: de comprimento médio, oblíquas, com sólida ossatura e bem musculosas. Jarretes: poderosos e bem angulados. Metatarsos: comprimento médio, retos, musculosos. Os ergôs devem ser removidos, exceto nos países onde a remoção é impedida por lei. Patas: ovais. Patas posteriores ligeiramente mais longas que as patas anteriores. Dedos fechados e bem arqueados; almofadas pretas e firmes. Unhas escuras são desejadas.

» PELE: sem dobras e rugas, de pigmentação escura.

» PELAGEM: Pêlo duplo, de comprimento médio ou longo, denso, assentado; sub-pêlo abundante; pêlo de cobertura liso e espesso; a face, as orelhas e a parte anterior dos membros apresentam um pêlo ligeiramente mais curto. Na nuca e na parte posterior dos membros o pêlo é ligeiramente mais longo. Um pêlo ligeiramente ondulado, mais duro, é admitido.

» COR: branca.

» COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: vivo, sem ser nervoso, atento e vigilante; ligeiramente reservado com estranhos, mas nunca medroso ou agressivo.

» MOVIMENTAÇÃO: seqüência rítmica de passos regulares, ligeiros e sustentados. Alcance de grande amplitude com forte propulsão. No trote, a movimentação é fácil, cobrindo bem o solo.

» TAMANHO / PESO - Altura na cernelha: • machos: 60 a 66 cm. • fêmeas: 55 a 61 cm. - Peso: • machos: aproximadamente 30 a 40 kg. • fêmeas: aproximadamente 25 a 35 kg. Exemplares típicos com tamanho um pouco acima ou abaixo previsto pelo padrão, não deve ser eliminado.

» FALTAS: qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade.

» FALTAS LEVES: - Presença discreta de pêlos fulvos (amarelo claro ou sombreado de vermelho) na ponta das orelhas, sobre o dorso e na parte superior da cauda. - Despigmentação parcial da trufa, dos lábios ou da borda das pálpebras.

» FALTAS GRAVES: - Aparência pesada, construção muito curta (contorno quadrado). - Características sexuais insuficientemente definidas. - Ausência de mais de 2 Pl; os M3 não são penalizados. - Orelhas caídas, semi-caídas, quebradas. - Linha do dorso fortemente inclinada. - Cauda enrolada, quebrada, em gancho ou portada sobre o dorso. - Pêlo de cobertura macio, sedoso, lanoso, crespo, mal deitado; pêlo nitidamente longo, sem subpêlo. - Presença marcada por pêlos de cor fulvo carvoado claro (manchas de cor amarelada a vermelho) na ponta das orelhas, sobre o dorso e sobre a cauda.

» FALTAS ELIMINATÓRIAS: - Cães medrosos ou agressivos. - Um olho ou os dois olhos azuis. Olhos proeminentes. - Entrópio, ectrópio. - Prognatismo superior ou inferior. Torção de mandíbula. - Total perda de pigmentação da trufa, lábios e borda das pálpebras. - Total perda de pigmentação da pele e nas almofadas. - Albinismo.

» NOTAS: - Os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos e acomodados na bolsa escrotal. - Todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

PADRÃO DO PASTOR ALEMÃO BRANCO

Segue o padrão do verdadeiro Pastor Alemão Branco, autorizado pela antiga SOLPAB. Existem algumas diferenças entre esse e o padrão do Pastor Branco Suiço.
No próximo post vou colocar o padrão do Pastor Branco Suiço assim vocês vão poder fazer a comparação.

O Pastor Alemão Branco é um cão harmonioso e de boas proporções ligeiramente mais longo do que alto , bem equilibrado considerando-se em separado as várias partes de seu corpo como um todo. Extrema nobreza física com elegância de porte e movimentos.

Caracteriza-se por sua nobreza e distinção, sendo destemido e confiante , reservado com estranhos sem contudo mostrar-se hostil em situações normais.Caráter nobre e seguro de si, nunca deve mostrar nervosismo ou se acovardar em situações que precise.

O Pastor Alemão Branco é por excelência um cão de guarda e ataque da categoria dos trotadores.

De tamanho médio ,deverá medir na ponta superior da cernelha ao solo: Machos- de 63 cm a 70 cm. Fêmeas- de 58 cm a 63 cm. Deseja-se contudo variações para mais , sem , no entanto , prejudicar suas características estruturais e harmonia geral, considerando-se que deve ser mais comprido do que alto.Medidas inferiores ao padrão são indesejáveis.

Cabeça: marcante e nobre,bem proporcional ao corpo sem ser grosseira.Machos com cabeça refinadas é falta maior que fêmeas com cabeça pesada.

Crânio: largo entre as implantações das orelhas, testa levemente arredondada, quase sem sulco central. De perfil , testa inclinada com ligeiro abaulamento até encontrar-se com a base do focinho onde forma um leve stop.

Focinho: em cunha,dando continuidade ás linhas laterais do crânio,reto e paralelo ao crânio na sua parte superior, afina-se cinzeladamente até as narinas ,sempre mantendo a proporcionalidade ao comprimento do crânio.

 Trufas: a trufa ou narina deve formar continuidade plástica do focinho sem ser grosseiro demais ou muito fina.Lisa,sem rachadura na sua parte mediana vertical,com fossas nasais largas possibilitando perfeita respiração.É de cor preta,podendo no entanto ser amarronzado ou levemente salpicada o que não é desejável.

Bochechas: bem desenvolvidas,colocadas lateralmente em curva suave,sem se pronunciarem para a frente dando a impressão de um focinho quadrado.

Lábios : firmes e aderentes. Maxilares: desenvolvidos e fortes,não se projetando nem para a frente e nem para trás,em harmonia entre si resultando daí um perfeito encaixe de dentição em tesoura.

Dentes: alinhados em tesoura,20 superiores e 22 inferiores,bem desenvolvidos e sadios.Qualquer desvio de dentição ,prognatismo superior inferior é falta gravíssima.Falta de dentes é falta média.

Olhos: amendoados e oblíquos de tamanho médio,nunca deverão ser salientes ou profundos.De expressão viva e inteligente,deverão ser o mais escuro possível,aceitando-se no entanto aqueles de matis marrom claro desde que não chequem ás cores esverdeada ou azulada.

 Orelhas: largas na base ,em ponta,viradas para a frente e portadas eretas quando em atenção.Paralelas entre si quando eretas,caracterizam a expressão desejada da raça .Inserção baixa,grandes demais ou pequenas,caídas ou operadas,descaracterizam o exemplar sendo considerado defeito.Orelhas totalmente flácidas é falta desqualificante,proibindo-se a reprodução do exemplar que assim se portar.

Pescoço: firme e musculoso ,sem peles soltas na parte inferior(barbelas).Quando parado,em stay,deve ser portado alto e majestoso.Em movimento deve colocar-se numa linha a nível do dorso,nem acima e nem abaixo.

Linha superior: compreende a cernelha,o dorso,lombo e garupa,caracterizando-se um perfeito equilíbrio de massa e cinzelamento,formando o conjunto uma linha descendente da cernelha a garupa,em relação ao solo.

Cernelha: forte,bem pronunciada colocada,o que proporciona bom encaixe de costelas. Lombo: de bom comprimento,largo e musculoso.Não deve ser muito longo em relação da ultima costela à coxa.

Garupa: larga e longa,bem musculada,inclinada para trás num angulo de 30 graus em relação ao solo.Garupa leve , fina,curva,mal musculada,reta ou excessivamente inclinadas são faltas.

Cauda: grossa,cheia,a última vértebra alcançando a ponta do jarrete .Sua inserção deve dar continuidade à linha superior do cão , nunca pronunciada,deve-se portar-se baixa com curva na ponta(sabre) quando em repouso.Em movimento deve elevar-se até à altura da linha superior e quando excitado ,eleva-se no máximo numa linha quase vertical sem dobrar para a frente ou enroscar-se.Cauda morta é falta,em gancho ou virada para as laterais é indesejável .Cortadas desqualificam.Curtas ou truncadas devido a fusão de vértebras representam faltas.

Tronco: compreende o conjunto cernelha,dorso e lombo.Deve ser musculoso e profundo,mostrando solidez mas sem excesso de volume .Da ponta do externo à ponta de trás da garupa,deve haver um comprimento maior que ao da cernelha ao solo , na proporção média de 10 para 9 ,tronco curto ou muito longo é falta.

Antepeito: iniciando-se no externo,cheio,musculoso,indo até a altura dos cotovelos.Finos ou excessivamente largos é considerado falta.

Peito: profundo e bem comformado,possibilitando boa colocação de costelas e conseqüente acomodação do coração e pulmões.(na frente com externo saliente projetando-se adiante dos ombros quando vistos de lados).

Costelas: nem curvas demais nem achatadas,devem manter uma curvatura para trás a 45 graus em relação a coluna vertebral,encontrando-se numa curvatura na parte posterior do externo,descendo um pouco abaixo dos cotovelos.

Abdômen: levemente esgalgado em relação a parte inferior do peito,firme e musculoso.As fêmeas apresentam menor esgalgamento que os machos.

Anteriores: omoplatas e úmeros de igual tamanho.As omoplatas devem ser inclinadas para a frente de 130 a 140 graus em relação ao dorso. O úmero deverá formar com a omoplata uma angulação em torno de 90 graus(partindo de sua proporção anterior).Esse conjunto,omoplata-úmero,deve ser musculosos e firme,nunca flácido e solto no corpo.

Pernas: antebraços retos,ossos ovalados,verticais em relação ao solo,fortes,em harmonia com a ossatura geral.Redondos,chatos,com esponjosidades,tortos,raquíticos e mal aprumados são penalizados.

Posteriores: o conjunto fêmur-tíbia deverá também formar 90 graus,ficando sua colocação paralela ao conjunto omoplata-úmero.A coxa(fêmur) e a perna (tíbia) são de igual comprimento devendo ser musculosas e largas para cumprir seu papel como partes de um órgão propulsor.

Pés: compactos,com dedos bem arqueados,almofadas plantares negras,rijas e grossas,unhas curtas e duras.Dedos arqueados e bem colocados.Os ergots devem ser retirados.

Pelagem: dupla,com subpelo e sobrepelo,o subpelo é fino e compacto e sua espessura varia conforme a temperatura ambiente e o estado físico do animal.Sua ausência total é considerada falta.

 Sobrepelo: o ideal é que seja denso,rijo e reto,aderido ao corpo.Cabeça,parte interna das orelhas,patas,dedos e partes internas das pernas com pêlos mais curtos e sedosos.No pescoço e parte posterior das coxas mais longos e espessos com 4 ou 5cm de comprimento.Há um segundo tipo de subpelo,mais comprido e rijo,normalmente com fios não retos, e eriçados.Na parte inferior das orelhas e em seus posteriores os pêlos são longos e acetinados,formando tufos,assim como na parte superior da coxas e inferior da cauda.Nesse caso a cauda tem o formato "bandeira"e as coxas apresentam "culotes".Os exemplares que apresentam esse tipo de pelagem são indesejáveis para a reprodução.Há ainda exemplares com pelagem mais densa do que a anterior,sedosa e ondulada,praticamente com ausência total de sobrepelo.Essa característica é acompanhada de alongamento do focinho;são exemplares leves,orelhas maiores,descaracterizando o desejado.Esses cães devem ser excluídos da criação.

Coloração: inteiramente branco neve,trufa,comissuras labiais e contornos dos olhos negros.Olhos castanhos quanto mais escuro melhor.Aceitáveis matizes castanhos mais claro,mas não desejáveis.Olhos de rapina,vesgos ou de qualquer outra cor são penalizados e excluídos da reprodução.

 Movimentação: a movimentação do PAB é característica devendo unir harmonia com elasticidade e rítimia própria dos trotadores.Em dois tempos,seu trote é feito adiantando uma das pernas traseiras em conjunto com a dianteira do outro lado do corpo e assim sucessivamente numa seqüência rápida e rítimica,sem elevar-se muito do chão.Enquanto em outras raças a movimentação dos membros se fazem em linha vertical paralela,a tendência do PAB é de fechar as patas para dentro na linha média do corpo ,sem no entanto juntar jarrete ou jogar cotovelos para fora ,ainda sem cruzar as patas.O chamado "trote flutuante" só alcançado por Pastor Alemão é o movimento em que trocando passadas rápidas e rítimicas dá a impressão que o cão flutua no ar sem pisar no solo.
Temperamento: forte,firmeza de caráter,coragem,fidelidade e obediência são características do PAB.Deve ignorar estranhos quando em presença de seu proprietário ,contudo alerta e pronto para a defesa assim que solicitado.Não deve se mostrar nervoso em situações anormais e menos ainda demonstrar timidez e covardia nessas ocasiões.Exemplares tímidos ou covardes devem ser excluídos da criação.

Faltas Para se julgar um exemplar deve-se levar em consideração que o peso das faltas variam proporcionalmente em relação ao mal que as mesmas fazem às características próprias da raça.Portanto, podem ser consideradas,leves,moderadas,graves,muito graves e desqualificantes.

 Faltas leves: são aquelas que não prejudicam a ponto de serem penalizadas num exame.
a) olhos levementes arredondados ou salientes.
b) mau porte de cauda.
c) pelagem imprópria ou temporária.
d) lábios levemente flácidos.
e) barbela pronunciada.

Faltas moderadas:
a) falta de um ou dois P-1(pré-molares).
b) mordedura em torquês.
c) mau porte de orelhas.
d) focinhos alongados.
e) conformação errada dos pés.
f) pelagem imprópria.
g) dentes estragados ou gastos.
h) pouca massa muscular.
i) pelagem amarelo champagne.

Faltas graves:
a) maxilares fracos
b) caudas curtas,enroscadas ou aneladas,acima ou ao lado da garupa.
c) ausência de sobrepelo.
d) apatia.
e) machos efeminados.
f) fêmeas masculinizadas.
g) ossaturas muito leve.
h) movimentação atípica.
i) falta de expressão típica da raça.

Faltas muito graves:
a) prognatismo ( inferior ou superior).
b) falta de outros dentes a não ser os P-1.
c) timidez.
d) agressividade exagerada.
e) nervosismo acentuado.
f) sensibilidade a tiro.

Faltas desqualificantes:
a) qualquer cor a não ser o branco,respeitando a letra I das faltas moderadas.
b) orelhas mortas ou secionadas.
c) monorquídeos ou criptorquídeos.
d) caudas mortas.
e) medo de tiro.
f)desequilíbrio nervoso.

Escala de Pontos:

 Aparecia geral- 15 Cabeça- 25 Tórax e flanco- 10 Dianteiros- 10 Traseiros- 10 Cor- 10 Cauda- 07 Pelagem- 07 Altura- 06

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

A ESCOLHA DO FILHOTE

Após vários estudos e pesquisar muito, você finalmente encontrou um bom criador. Se puder, ligue e agende uma visita ao canil antes de qualquer coisa. Chegando lá tudo deve ser comprovado, desde laudos de displasia, carteira de vacinação dos filhotes, títulos e resultados em exposições e pedrigree, não deixe de analisar a árvore genealógica dos pais e perguntar se estes já produziram bons filhotes. Lembrando que o fato de você ter agendado a visita não implica na compra do filhote!

Tudo certo, agora é a melhor parte, a escolha do seu filhote de Pastor Alemão Branco!
Analise friamente tanto os aspectos físicos como comportamentais dos filhotes com pelo menos 60 dias de idade.

Nos aspectos físicos é importante que a cor da pelagem seja branca neve, a pigmentação das trufas, lábios e contorno dos olhos, devem ser negros e os olhos castanhos (quanto mais escuro melhor), quanto a cauda, não deve de forma alguma ser enrolada ou torcida em parafuso, monorquídeos(ausência de um dos testículos) devem ser descartados, assim como cães com barriga abaulada (sinal de verme), não descarte o filhote se as orelhas ainda não estiverem em pé, elas deverão subir entre 4 e 5 meses de idade.

Agora no aspecto comportamental, observe a ninhada, eles brincam constantemente, essas brincadeiras geralmente envolvem lutas e disputas por brinquedos. Logo você vai notar que existem os dominantes, os intermediários e os tímidos.

Os dominantes, sempre ativos, estão sempre disputando e tentando imobilizar seus irmãozinhos, quando pegamos e o colocamos de costas contra o chão segurando firmemente por um tempo, eles não aceitam, lutando e tentando de todas as formas sair desta posição. São cães que precisam de pulso firme e aulas de adestramento desde cedo, controlados, na minha opinião são os melhores cães de guarda, companhia para esportes e trabalho.

Os intermediários são aqueles que aceitam brincadeiras e não se esforçam muito para ganhar as lutas com os irmão, abrindo mão facilmente dos brinquedos e ao colocarmos de costas para o chão, lutam um pouco mas logo aceitam a posição. São cães indicados para pessoas sem muita experiência, pois são de fácil manuseio.

 Os cães tímidos são cães que ficam no canto ou fogem com a chegada de uma pessoa estranha, ficando com receio de se aproximar, são cães que necessitam de atenção especial por parte do dono, devem ser socializados e colocados em vários tipos de situações para que cresçam de forma esqulibrada.

Se necessário agende várias visitas ao canil para assim conheçer-los melhor. Peça para o criador alimenta-los, eles devem apresentar forte interesse em se alimentarem. Teste também a audição dos filhotes, faça muito barulho e analise a reação deles.


Essas foram algumas dicas BÁSICAS para você escolher o filhote mais próximo de se tornar um bom exemplar de Pastor Alemão Branco.

sábado, 8 de agosto de 2009

A IMPORTÂNCIA DAS EXPOSIÇÕES

Afinal, qual a importância das exposições?

As exposições servem para avaliar os exemplares de acordo com o seu padrão e assim julgar o quão próximo do padrão ideal o seu cão está. O juíz de uma exposição deverá julgar os cães em pista a partir desse padrão pré-existente. Claro que a opinião do juíz acaba contando e em alguns casos o juíz prefere um tipo ou outro de Pastor Branco (em relação ao tamanho, por exemplo).

Ao examinar o cão, ele deve verificar, dentre outras coisas: Em primero lugar ele verifica o cão em “Stay” (parado), onde deverá constatar se o cão que está sendo examinado possui ou não faltas que o desqualifiquem, como: cegueira, surdez, machos que não apresentem um ou os dois testículos perfeitamente perceptíveis na bolsa escrotal e, no caso do Pastor branco: mordedura, movimentação,as patas, aprumos, o rabo, a cor dos olhos,o temperamento (este item é bem complicado de analisar nestas exposições,já que todos as provas de temperamento foram proibidas pel FCI), etc.
Além disso, é nesse momento que o juiz avaliará o temperamento do animal, que no caso do pastor não pode, em nenhuma hipótese, mostrar-se agressivo e sim calmo e confiante. Feita esta primeira análise e desclassificados aqueles animais que possuam faltas ou defeitos desqualificantes (se for o caso), o juiz deverá verificar a aparência geral do animal, vendo tipo, harmonia do conjunto, proporção, pelagem, ossatura e musculatura, passando ao exame da cabeça, após a linha superior, linha inferior, membros anteriores e posteriores e a cauda. Ele analisará, item por item, quais estão de acordo com o padrão e quais os exemplares que mais se aproximam dele. Feita esta primeira análise, o juiz pedirá que o Handler ou apresentador ande com o animal, para que possa verificar se a sua movimentação está correta. Primeiramente de frente ou por trás e então fazendo um círculo, observando o animal de perfil. Quando o animal anda para trás e para frente, o juiz deverá observar se a sua movimentação obedece ao padrão, devendo ser livre, cobrindo adequadamente o terreno.

O cão só recebe o titulo de campeão brasileiro,após,obter 7 CACs para machos e 5 para femeas,ou seja,é examinado no mínimo por 7 ou 5 juízes cada um podendo, se constatar, relatar no mapa de exposição que o exemplar está descartado da criação por possuir faltas não desejaveis a raça. Este titulos não são cumulaticos e você poderá ver o regulamento de cada um; antes de um cão fechar todos os titulos,passará no minimo por 30 juizes diferentes,sendo inclusive exigido , para a obtenção de alguns titulos, a aprovação de juízes estrangeiros. ( http://ww2.cbkc.org/regbel.htm )

É aí que está a importância das exposições! Não existe uma regra que diga que os cães que não ganham não possam reproduzir. Porém é altamente recomendável procriar somente os cães que recebem boas qualificações nas exposições, pois isso significa que a criação está no caminho certo.

Normalmente vemos mais criadores profissionais do que proprietários investindo em exposições. Mas acredito que é um dever também dos proprietários que pretendem um dia acasalar seus cães, participar das exposições para que estes sejam avaliados.

Ao participar da exposição, seu cão será avaliado pelo juíz que poderá lhe dar nota “excelente”, “suficiente” etc. Além disso, ele concorrerá dentro da sua classe e sexo, depois classe e raça, depois grupo e poderá ir para a final dentro da sua classe (best in show).

Sendo assim, ao procurar um um filhote de PAB é importante se informar se o canil participa de exposições, e em caso afirmativo, a existência de titulos em seu plantel . Isso lhe assegura que o filhote terá as caracteristicas necessárias dentro do padrão da raça.

Mas fica o alerta, os titulos são muito importantes, mas infelizmente nas exposições não é um requisito o laudo de displasia dos cães, assim sendo por mais titulos que o canil possua, não deixem de pedir o laudo de controle de Displasia Coxofemoral.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

O CÃO BRANCO (WHITE DOG - 1982)

Este post é sobre um filme de 1982, O Cão Branco, dirigido por Samuel Fuller.

 Baseado em um romance de Romain Gary, o Cão Branco conta a história de uma jovem atriz (Julie Sawyer) que por acidente atropela um cão; prestando cuidados após o acidente aos poucos Julie vai se apegando ao animal, e após uma tentaiva de estupro é salva pelo cão e decide ficar com ele. O que ela não sabia era que o cão (Pastor Alemão Branco) fora treinado desde filhote para perseguir e matar pessoas negras.

Segue-se então uma série de ataques as pessoas negras, até o dia em que cão ataca sua melhor amiga em um estudio de Filmagem.
 Apavorada a jovem atriz procura por um adestrador que aceite "reeducar" o seu cão. Sr. Keys é o nome do adestrador que aceita o desafio.

  A inteção de Fuller foi traçar uma paralelismo com o racismo na sociedade americana da época. Mas não se pode deixar de lado a presença forte dos exemplares de PABs que participaram do filme. Particularmente, gostei muito do exemplar que participa das cenas da jaula, em que ele foge. O filme é um belo passatempo para pessoas que gostam e admiram a raça, apesar do tema pesado . Como é muito dificil encontrar esse filme em locadoras, aqui vai um link para quem quiser fazer download:



quarta-feira, 5 de agosto de 2009

DISPLASIA COXOFEMORAL - HIP DYSPLASIA

No próximo post vou contar a história do Bolt (meu PAB), mas antes vou falar um pouco sobre a Displasia Coxofemoral.

A displasia é uma doença EXTREMAMENTE COMUM em raças de médio e grande porte, se caracteriza pela má formação no encaixe da cabeça do femur com a bacia, ocasionando um "afrouxamento" das articulações coxofemorais, o que causa um atrito entre elas, que com o passar do tempo destrói a cartilagem, criando um quadro de artrose. Assim o cão passa a sentir muita dor ao se movimentar.

Os sintomas iniciais são sutis, podem aparecer a partir dos 4 meses de idade: o cão passa a mancar, correr como coelho (saltando com as duas patas traseiras juntas), andar bamboleante, dificuldade ao se levantar e falta de vontade para passear. Em muitos casos graves é questão de tempo até ele perder a capacidade de locomoção. Vale salientar que existem diversos casos assintomáticos, onde o cão corre, pula e anda normalmente. A única forma de fazer o diagnóstico é através do RX.


É uma doença de ordem genética, recessiva, poligênica e intermitente; isto significa que existem vários genes envolvidos, tornando-se muito difícil a limpeza do "pool" genético. A Displasia não tem cura, apenas tratamentos que visam tirar a dor do animal e devolver a qualidade de vida ao mesmo. Os tratamentos vão desde medicamentosos até cirúrgias.

É por isso que o controle é de EXTREMA importância e a única forma de minimizar a incidência dela é através da seleção dos pais, que NUNCA devem acasalar sem antes tirarem o RX e estarem com o laudo em mãos declarando que estão aptos para a reprodução.


Classificação do grau de displasia:

HD- INSENTO DE DISPLASIA (TOTALMENTE APTO P/ REPRODUÇÃO)
HD+/- QUASE NORMAL (APTO PARA REPRODUÇÃO)
HD+ DISPLASIA LEVE (AINDA PERMITIDO, MAS NÃO INDICADO)
HD++ DISPLASIA MODERADA (NÃO PERMITIDO)
HD+++ DISPLASIA SEVERA (PENA DE MORTE PARA QUEM ACASALAR)

Conter ao máximo essa doença é o DEVER de todo criador sério!

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

A ESCOLHA DO CANIL - CHOOSING THE KENNEL


Bom em meu primeiro post não vou ficar falando sobre a história, padrão ou caracteristicas da raça...não que não tenha importância, mas acredito que os interessados na raça já vão estar muito bem informados quando chegarem ao meu blog.


 Quem não estiver: www.saudeanimal.com.br/pbranco.htm
                               www.dogtimes.com.br/pab.htm

No blog pretendo postar curiosidades, novidades, dicas e informações construtivas relacionadas a raça. E esse primeiro post vou oferecer à um assunto de insuma importância para quem está procurando um filhote de pastor alemão branco.

 Quando começei minha busca por um exemplar da raça varri a internet atrás de criadores e apesar de serem poucos me deparei com uma chuva de caracteristicas diferentes; uns criavam cães com pelagem muito curta; outros com pelôs longos demais; cães de cor champanhe; outros dizendo que seus cães não eram indicados para guarda e sim para o alarme; preços muito discrepantes; sem falar que poucos falavam sobre o controle de temperamento e displasia coxofemoral/cotovelo.
 Enfim, eu estava em busca de um exemplar que mais se assemelhasse ao Pastor Alemão tradicional, tirando a cor. Ou seja só me interessava uma vertente de criadores. Os que bucavam trazer de volta as caracteristicas originais do PASTOR ALEMÃO branco.
 Ainda assim mais dificuldades, encontrar criadores que faziam tanto o controle de temperamento quanto o de displasia e outras doenças genéticas. Nesse caminho me deparei com um, que dizia ter todos esses requisitos, já conhecendo a procedência do padreador acabei confiando sem ver os laudos da matriz com meus próprios olhos, foi assim que adquiri o Bolt, paguei caro e pouco tempo depois... descobri que o caro saiu mais caro ainda, ele tinha displasia coxofemoral severa, teve que passar por vários tratamentos medicamentosos e cirurgicos, de quebra, não pode acasalar pois a doença é genética (ainda falo mais sobre ela).

 Conclusão, adquirir um belo exemplar de Pastor Alemão Branco passou a ser uma tarefa quase impossivel no Brasil. Pousquíssimos são os criadores sérios, e mesmo quando são os seus exemplares muitas vezes deixam a desejar. Aqui vão algumas dicas para não comprar gato por lebre:

 - Sem laudo de controle de displasia NÃO EXISTE COMPRA!
- Conheça antes os pais do filhote, preste atenção nas caracteristicas fisicas de ambos.
 - Titulos de campeão da raça são importantes mas não são atestados de saúde.
- Se intere se o canil faz controle de temperamento e proteção, PAB é cão de guarda e não de alarme.
 - PAB de verdade tem pêlo e subpêlo.
- Sim filhotes são bonitinhos, mas quando crescerem podem te frustrar amargamente, então nada de comprar por impulso.
 -Quem cria, cria porquê ama e não só para ganhar $$$.
 - A cor é branca tá?! E focinho rosa quem tem é o Rudolph!
- Pedigree é obrigatório! É barato para tirar e não tem desculpa pra não ter!

 Um belo exemplar de PAB está na foto acima (Royal Von Tasz Classic "Polo")! Existem sim alguns bons criadores, basta pesquisar e ver se ele preenche os requisitos acima! E não se esqueçam do contrato de compra e venda! Boa sorte...