Pages

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

CERTO X ERRADO - PARTE 03

ANTEPEITO:   CERTO - ANTEPEITO AMPLO O antepeito é largo o bastante para manter o bom distanciamento entre as pernas dianteiras.















ERRADO - ANTEPEITO ESTREITO O antepeito, em decorrência de uma ossatura e musculatura pouco desenvolvidas, não é o bastante para manter as pernas adequadamente afastadas entre elas. A causa é a herança genética, mas também pode ser por alimentação pouco balanceada e falta de exercícios. Nota-se a partir dos 3 meses de idade. Pode se prevenir com a boa escolha dos pais, alimentação balanceada e atividade fisica. Em alguns casos dieta e exercícios específicos podem amenizar ou até mesmo eliminar o desvio.












TAMANHO:
CERTO - PORTE GRANDE O padrão do PAB determina a altura na centelha de 63 a 70 cm (machos) e de 58 a 63 cm (fêmeas), ressaltando que medidas superiores às máximas são desejadas, desde que não prejudiquem as proporcões gerais.








ERRADO - MENOR QUE O PREVISTO O cão é mais baixo que o mínimo permitido pelo padão. A causa é a herança genética, embora se saiba que o má alimentação e a falta de exercícios físicos também possa influênciar. Se nota a partir de um ano e se previne com a boa escolha dos pais, alimentação balanceada e a prática de exercícios fisicos durante a fase de desenvolvimento do filhote.






MORDEDURA:

CERTO - MORDEDURA EM TESOURA A mordedura aceita é a chamada "mordedura em tesoura", na qual os dentes da frente (incisivos) da arcada superior fecha-se imediatamente adiante dos dentes da frente da arcada inferior. O padrão do PAB exige dentição completa (42 dentes) e dentes sadios e bem desenvolvidos. Só por curiosidade: o padrão do Pastor Branco Suiço, não penaliza a ausência de um dos pré-molares de número 1 (P1), nem de dentes quebrados.





ERRADO - MORDEDURA EM TORQUÊS Não há sobreposição entre as arcadas. Ao invés disso os incisivos superiores e inferiores ficam alinhados, econstando se uns aos outros pelas extremidades.








PERNAS TRASEIRAS:
 CERTO - PARALELAS E BEM ANGULADAS As pernas traseiras são paralelas entre si. De perfil a articulação do joelho e do calcanhas são bem preceptíveis.

















 Certo, Paralelas entre si.












 ERRADO - JARRETES DE VACA Em vez de paralelas os calcanhares são convergentes, o que expulsa pés e joelhos para fora. Em geral a causa é a herança genética. Mas acredita-se também que a má alimentação, falta de exercícios e manter o cão em piso escorregadio também possa causar esse desvio. Nota-se a partir dos 2/3 meses de idade, se a causa for genética. Se previne com a boa escolha dos pais, alimentação balanceada, exercícios físicos moderados e manter o cão longe de pisos escorregadios. Pode-se amenizar o desvio mantendo o cão em piso não escorregadio, com dieta e exercícios específicos. Busque auxílio do vet.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

CERTO X ERRADO - PARTE 02


FOCINHO:
CERTO - FOCINHO
ROBUSTO O focinho não é grosseiro, mas é robusto. A proporção crânio/focinho desejada é a chamada 1 para 1 (a mesma medida pelo padrão do Pastor Alemão tradicional) Ou seja, o comprimento da trufa até o stop equivale ao comprimento do stop até a região posterior do crânio (occipital).



 
ERRADO - FOCINHO FINO O focinho ao invés de robusto, tem ossos mais finos que o ideal, e, portanto, fica com aparência estreita. A causa é a herança genética, se nota a partir dos 2/3 meses de idade e se previne com a boa escolha do filhote e de seus pais.












NARIZ: 


CERTO - NARIZ PRETO OU MARROM O padrão pede nariz (trufa), preto.


















ERRADO- NARIZ COR DE ROSA O nariz é total ou pacialmente cor-de-rosa. A causa é a herança genética, os filhotes nascem com a trufa rosada e deve escurecer quando o filhote atingir 1 mês de idade. Como prevenção aconselha-se a boa escolha dos pais.












FORMATO DO CORPO:
CERTO - MAIS LONGO DO QUE ALTO O formato do corpo é retângual, sendo que a medida co seu comprimento ( da ponta do antepeito até a ponta do traseiro), supera a medida da altura (centelha ao chão), com aproximadamente 15%.











ERRADO - CURTO DEMAIS A medida do comprimento não é suficientemente maior do que a medida da altura na centelha. A causa é a herança genética, nota-se o desvio a partir dos 3 meses de idade e se previne com a boa escolha do filhote e de seus pais.







 CABEÇA:
CERTO - CABEÇA COM BOA ASSATURA A cabeça é proporcional ao corpo e tem boa ossatura. A linha superior do crânio é paralela a linha superior do focinho. O padrão do PAB pede que o stop (ângulo de encontro entre a testa e o focinho) seja sutil.













ERRADO - FALTA DE PARALELISMO A linha superior do crânio não é paralela à do focinho.






                                                                                                                                                     ERRADO - CABEÇA LEVE A cabeça é menor do que deveria, tem ossatura fina. A causa é a herança genética, se nota a partir dos 3 meses e se previne com a boa escolha do filhote e de seus pais.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

CERTO X ERRADO - PARTE 01

Em Julho de 2002 a revista Cães & Cia fez uma reportagem com o certo x errado do Pastor Alemão Branco, com base nela vou disponibilizar para que todos saibam identificar os bons e os maus exemplares de PABs. Segue a primeira parte:

PELAGEM: CERTO - PELAGEM NÃO MUITO LONGA E NEM MUITO CURTA A pelagem é dupla, isto é, tem pêlo e subpêlo. O padrão do PAB estabelece que, nas regiões onde a pelagem é mais longa, como pescoço e na parte posterior das pernas traseiras, seu comprimento máximo fique entre 4 e 5 centímetros. Também determina que os fios sejam retos, eriçados e rijos.








ERRADO - PELAGEM LONGA DEMAIS Para o padrão do PAB, a pelagem com mais de 5 cm de comprimento já é tida como desvio. A causa é a herança genética, se nota a partir dos 2 meses de idade e se previne com a boa escolha dos pais.










OLHOS:
 
CERTO - OLHOS AMENDOADOS Os olhos são amendoados, nada salientes e preferencialmente escuros: pretos ou marrons. O padrão do PAB cita que olhos marrons claros são aceitos, desde que não tendam ao esverdeado ou azulado.


ERRADO - OLHOS REDONDOS E SALIENTES Olhos redondos ou/e salientes. A causa é a herança genética, mal escolha dos pais. PÉS: CERTO - PÉS COM DEDOS RENTES UNS AOS OUTROS Os pés tem dedos arqueados e rentes uns aos outros. 





PÉS:

ERRADO - PÉS ESPALMADOS Os dedos apresentam espaçamentos entre si e não arqueados.Má alimentação, herança genética e pisos escorregadios são as causas. No caso de herança genética se nota aos 2/3 meses de idade. Em certos casos, dietas e exercícios específicos podem amenizar o desvio. Consulte o Vet.





PÉS: CERTO - PÉS COM DEDOS RENTES UNS AOS OUTROS Os pés tem dedos arqueados e rentes uns aos outros.






CAUDA:


CERTO - CAUDA RETA O padrão do PAB pede que a cauda, quando em repoudo seja portada baixa e tenha, no máximo uma leve curva. Já em movimento deve erguer-se até a altura da linha superior, como se fosse uma extensão dela. Quando excitado, é natural que a cauda eleve-se acima da linha superior, mas não deve, contudo, chegar a formar um angulo reto.


ERRADO - CAUDA EM PÉ OU CURVADA A cauda é totalmente ereta( formando um angulo reto na linha superior) ou então é enrolada ou curvada em direção á linha superior. A causa é a herança genética, se nota a partir do 2 meses de idade e se previne com a boa escolha do filhote.









APARÊNCIA GERAL:

 CERTO - APARÊNCIA FORTE A aparência denota força e elegância. Os músculos são bem desenvolvidos assim como a ossatura.



 Esse foi o primeiro de 5 posts da série CERTO X ERRADO.