Pages

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

PASTOR ALEMÃO BRANCO X PASTOR BRANCO SUIÇO

White German Shepherd x White Swiss Shepherd

Pastor Canadense, Pastor Branco Suiço, Pastor Alemão Branco, Pastor Australiano, Albino...a confusão é tamanha, que já ouvi até pessoas chamando de Pastor Belga!
A confusão é compreensível tendo em vista o histórico dessa variedade de cor do PASTOR ALEMÃO!

Sim, PASTOR ALEMÃO!

 Durante os 15 primeiros anos da raça pastor alemão, 30 cães consolidaram-se como pilares da raça. Pesquisas recentes demonstraram que 18 destes produziram descendentes brancos e os 12 restantes foram descendentes de cães que passaram a cor branca.

 Fica bem claro, que a cor branca fez parte da origem da raça PASTOR ALEMÃO.

Apesar disso, no pós-guerra, iniciou-se uma campanha sistemática para erradicação da variedade branca da raça pastor alemão, alegando-se ERRONEAMENTE, que fossem albinos, associados geneticamente a albinismo, surdez, cegueira, esterilidade, epilepsia, displasia coxo-femoral, desbotamento de cores e perda de vigor físico.
Nesta época a SV passou a negar pedigree aos pastores alemães brancos.

Essa exclusão trouxe ainda mais consequências aos branquelos, que ficaram durante muitos anos sem regristro e sem um padrão a seguir. Cruzamentos foram feitos sem nenhum tipo de seleção, dando origens a cães cada vez mais diferentes do PASTOR ALEMÃO.

 Nesse panorâma, a criação da variedade branca, se dividiu em duas vertentes; os que buscavam manter as características originais do Pastor Alemão no branco, tanto em temperamento quanto na estrutura, na esperança de que o branco fosse incluso novamente nos padrões do PA.
 E os criadores que passaram a priorizar características diferentes, e muitas vezes indesejadas no PA, para assim conseguir o reconhecimento como uma nova raça. Reconhecimento que veio em 2002, oficialmente essas duas vertentes foram reconhecidas como PASTOR BRANCO SUIÇO, pela FCI/CBKC. Mesmo com esse reconhecimento, a vertente que busca manter as características originais do PA no PAB, não abre mão da nomenclatura PASTOR ALEMÃO BRANCO. O que é evidente, uma vez que se tratam de dois cães muito diferentes, tanto em estrutura como temperamento.

Conclusão:

O PASTOR ALEMÃO BRANCO, são cães com estrutura e temperamento voltados para guarda, proteção, trabalho, etc. Seguindo os padrões do PA. Embora recebam registro como Pastor Branco Suiço. A SOLPAB(Sociedade Latino Americana de Pastor Alemão Branco), emitia registros como Pastor Alemão Branco buscando na criação exclusiva de brancos a estrutura e temperamento característico do Pastor Alemão.
Lembrando que no UKC, AWSA E WSCC nos EUA e Canadá, os brancos são registrados como PASTOR ALEMÃO BRANCO.


O PASTOR BRANCO SUÍÇO, é uma raça nova, onde o padrão admite cães com um temperamento mais dócil, pelagem longa e voltados mais para companhia, mas hoje é possível encontrar cães na Europa participando de provas de guarda e proteção, o que evidencia uma mudança mundial no panorama da raça. 
Adaptações que deverão continuar ocorrendo uma vez que seu registro é recente. 

Até o próximo post...

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

CERTO X ERRADO - PARTE 05 (FINAL)

LINHA INFERIOR:


CERTO - LEVEMENTE ACINTURADA
A linha inferior ( linha que abrange a região peitoral e abdominal) acintura-se levemente assim que termina o peito e inicia o abdômen.


ERRADO - MUITO ACINTURADA
A linha inferior acintura-se demais, lembrando ao dos Galgos. Cães com esse desvio também são chamados de "engalgados".
A causa é a Herança genética, nota-se a prtir do 2/3 meses.
Se previne com a boa escolha dos pais.
Não existe tratamento para esse desvio.





LINHA SUPERIOR:


CERTO - LINHA SUPERIOR DESCENTE
A linha superior compreende a cernelha, o dorso, lombo e garupa, caracterizando-se um perfeito equilíbrio de massa e cinzelamento, formando o conjunto uma linha descendente da cernelha a garupa, em relação ao solo.




ERRADO - LINHA SUPERIOR ARQUEADA
A linha superior apresenta um arco para cima.
A causa é a herança genética, mas também acredita-se que possa ser causada por má alimentação e falta de exercícios.
Se nota a partir dos 2/3 meses, em caso de herança genética.
Se previne com a boa escolha dos pais, alimentação balançeada e exercícios regulares.
Pode se atenuar o desvio através de dieta e exercícios especificos, consulte o Vet.


ERRADO - LINHA SUPERIOR SELADA
A linha superior tem uma depressão, lembrando o formato de uma sela de cavalo.
A causa pode ser desde herança genética, alimentação não balanceada e falta de exercícios.
Nota-se aos 3 meses de idade em caso de herança genética.
Se previne com a boa escolha dos pais, alimentação balanceada e exercícios regulares.
Pode-se atenuar o desvio com boa alimentação e exercícios específicos, consulte um vet.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

CERTO X ERRADO - PARTE 04

PEITO:

CERTO - BEM DESENVOLVIDO
O peito é desenvolvido o suficiente para "descer", ultrapassando ligeiramente a altura do cotovelo.



ERRADO - PEITO POUCO DESENVOLVIDO
O peito fica na altura do cotovelo, ou nem alcança o mesmo.
Em certos casos o cão passa a impressão de ser pernalta.
As causas são herança genética, má alimentação e falta de exercícios. Nota-se a partir dos 3 meses de idade. Se pevine com a boa escolha do filhote e dos pais, boa alimentação e exercícios regulars.
Em alguns casos o tratamento pode ser feito com dieta balanceada e exercícios específicos, que podem amenizar e até mesmo eliminar o desvio.






PERNAS DIANTEIRAS:



CERTO - PARALELAS
As pernas dianteiras, assim como os pés, são paralelas entre si.




ERRADO - MÃOS TORTAS
As pernas até são paralelas, mas os pés (mãos) da frente, viram-se para dentro ou para fora.  Em outros casos as pernas convergem em direção aos punhos, e os pés ficam para os lados.
As causas são de herança genética, falta de exercícios, piso liso e alimentação não balanceada. Nota-se com cerca de 2/3 meses.
Se previne com a boa escolha dos pais, dando alimentação de boa qualidade, praticando exercícios moderados e mantendo o cão fora de pisos escorregadios.
pode-se amenizar o desvio mantendo o cão fora de pisos escorregadios, dieta e exercícios específicos. Para isso consulte um Vet.


ORELHAS:



CERTO - ORELHAS RETAS E PARALELAS
As orelhas são heretas quando o cão está em atenção, ficam voltadas para frente, sendo que o ideal é que fiquem paralelas entre si. Isto é, traçando, em cada orelha, uma linha que passe por sua ponta, dividindo ao meioaté alcanças o topo da cabeça. Obtendo-se duas linhas perfeitamente paralelas. Também são de tamanho proporcional a cabeça.




ERRADO - GRANDES DEMAIS
As orelhas são exageradamente grandes, desproporcionais ao tamanho da cabeça.




ERRADO - NÃO PARALELAS
As orelhas, quando o cão está em atenção, voltam-se para frente, mas ficam de lado, o que impede o paralelismo entre elas.




ERRADO - ORELHAS PENDENTES
As orelhas, as vezes apenas uma delas fica "caída".


A causa é a herança genética, alimentação pobre em calcio e talas mal feitas. Os filhotes nascem com orelhas pendentes. Em geral elas devem ficar erguidas até o final dos 5 meses. Os outros desvios são perceptíveis assim que as orelhas levantam.
Como prevenção aconselha-se a boa escolha dos pais, boa alimentação e se for o caso, o uso de talas colocadas por alguém com experiência.
O tratamento existe apenas aos cães com orelhas pendentes, através do uso de talas e boa alimentação.