Pages

quinta-feira, 5 de julho de 2018

PASTOR ALEMÃO EM APARTAMENTO

Depois de muito tempo estou aqui novamente para falar sobre um assunto que muitos admiradores da raça Pastor Alemão e Suíço possuem. É possível criar um Pastor em apartamento?

A resposta é sim. Por experiência própria, criei meu primeiro Pastor Alemão desde filhote em um apartamento de 60 M² durante dois anos.


Criar um amigão desses em apartamento requer do proprietário conhecimentos sobre comportamento canino, leia muitos livros sobre adestramento e a ajuda de um adestrador é sempre bem vinda. O Pastor Alemão é uma raça extremamente inteligente, aprende de forma rápida onde fazer as necessidades e o que pode e não pode fazer. 
É importante que ele tenha um espaço para fazer as necessidades (lavanderia, varanda, banheiro de empregada) de fácil limpeza, eu indico utilizar uma grama sintética de 50x100cm pois é fácil de limpar e fácil de ensinar o filhote o local correto porque instintivamente o filhote irá buscar superfícies absorventes.

A dica mais importante para quem quer criar um Pastor Alemão em apartamento é na escolha do filhote, sempre procure filhotes com temperamento mais pacato (o criador vai saber te indicar o filhote ideal para suas necessidades muito embora não seja o esperado para o padrão da raça um cão pouco reativo, mas volta e meia aparece um filhote assim). Fique atento as ninhadas que estão disponíveis e o principal SAIBA ESCOLHER UM BOM CRIADOR, JAMAIS ESCOLHA PELO VALOR DO FILHOTE, O BARATO SAI CARO.

Se você trabalha fora, assim que o filhote estiver com o ciclo de vacinas completa leve o cãozinho para passear por pelo menos 20 minutos antes de sair para trabalhar e uma hora no final do dia. Com o tempo você e seu pastor irão criar sua própria dinâmica, ficando mais fácil entender as necessidades do seu amigo. 

Uma lista de cuidados:

- Passeios diários.
- Adestramento.
- Socialização desde cedo com pessoas, cães, carros, crianças e etc.
- Utilize a focinheira sempre que sair, você sabe que seu cachorro é dócil mas seus vizinhos não.
- Mantenha sempre o banheirinho do dog limpo.

Evite que seu cão desenvolva a ansiedade de separação, sempre que sair siga as seguintes regras:

- Não dê atenção logo antes de sair de casa e logo que chegar.
- Ensine o comando fica, deixe uma caminha no seu quarto e jogue petiscos nessa caminha e vá para a sala, recompense ele sempre que estive calmo (deitado) com petiscos ou afagos, vá aumentando o tempo para voltar ao quarto, 5/10/15/20/30 minutos. Assim ele irá aprender a ser mais independente.
- Deixe brinquedos como o Kong ou ossos de nylon.
- Evite os latidos, o Pastor Alemão é um cão de guarda logo ele certamente começará a latir sempre que vier barulho de fora do apartamento, por isso é importante ensinar o "não!" chame ele antes que ele comece a latir e faça distrações com brinquedos e comandos.

Recomendo que a aquisição do filhote seja feita no seu tempo de férias assim terá tempo de sobra para ensinar tudo o que é necessário para que seu cão se comporte bem dentro do apartamento. Jamais desista do seu cão, adestre ele com um bom profissional se necessário. Já recebi e-mails de pessoas querendo se desfazer do seu Pastor pois estavam indo morar em apartamento, indiquei o adestramento o que poupou o sofrimento de ambos.
E por fim, criar um Pastor Alemão em uma casa é muito mais fácil, em apartamento só comece esta jornada se você realmente desejar ter um pastor alemão, tem que ser mais do que querer por impulso, deve ser algo muito bem planejado.



0 comentários:

Postar um comentário