Pages

terça-feira, 25 de agosto de 2009

PADRÃO DO PASTOR BRANCO SUIÇO


Segue o padrão do Pastor Branco Suiço, para comparação com o ultimo post...

» APARÊNCIA: poderoso, bem musculoso, de tamanho médio; orelhas eretas; de pelagem dupla de comprimento médio ou longo. De forma alongada; de ossatura média e sua silhueta é elegante e harmoniosa.

» PROPORÇÕES IMPORTANTES: - De forma retangular moderadamente longa: a proporção entre o comprimento do corpo (da ponta do ombro à ponta da nádega) até a altura na cernelha é de 12:10. - A distância do stop à trufa é ligeiramente maior do que a distância do stop à protuberância occipital.

» CABEÇA: forte, seca e delicadamente cinzelada, em boa proporção ao corpo. Vista por cima e de perfil, tem forma de cunha. As linhas superiores do crânio e do focinho, são paralelas. Crânio: ligeiramente arredondado; depressão mediana apenas indicada. Stop: ligeiramente marcado, mas nitidamente visível. Trufa: tamanho médio; pigmentação preta desejada; a trufa de neve e a trufa mais clara são admitidas. Focinho: poderoso e moderadamente longo em relação ao crânio. A cana nasal e a linha inferior do focinho são retas e convergem ligeiramente em direção à trufa. Lábios: secos, firmemente ajustados e tão pretos quanto possível. Dentes: dentição forte e completa, mordedura em tesoura. Os dentes devem ser implantados de forma ortogonal ao maxilar. Olhos: de tamanho médio, amendoados, colocados ligeiramente oblíquos; de cor marrom ao marrom escuro; pálpebras bem aderentes e as bordas dos olhos pretas, são desejáveis. Orelhas: eretas, inseridas altas, portadas retas, paralelas e direcionadas para a frente, em forma de um triângulo alongado que são ligeiramente arredondadas em suas extremidades.

» PESCOÇO: de tamanho médio e bem musculoso. Inserido harmoniosamente no corpo, sem barbelas; a linha superior do pescoço, elegantemente arqueada, vai sem interrupção da cabeça portada moderadamente alta até a cernelha.

» TRONCO: forte, bem musculoso e de tamanho médio. Cernelha: pronunciada. Dorso: nivelado, firme. Lombo: fortemente musculoso. Garupa: longa e de largura média. A partir de sua inserção, ela se inclina suavemente para a raiz da cauda. Peito: não muito largo, profundo (mais ou menos 50% da altura na cernelha); alcançando os cotovelos; caixa torácica oval; estendendo para trás. Antepeito proeminente. Ventre e Flancos: flancos delgados e firmes; linha inferior moderadamente esgalgada.

» CAUDA: espessa, em forma de sabre, afinando para a extremidade. Inserida mais para baixo, ela atinge no mínimo o jarrete. Em repouso, ela cai reta ou ligeiramente curvada para cima no seu último terço. Em movimento, é portada mais alta mas jamais mais alta que a linha do dorso.

» MEMBROS: fortes, resistentes, e ossatura média. Anteriores: retos, quando vistos de frente e moderadamente afastados. Vistos de perfil, bem angulados. Ombros: escápulas longas e bem oblíquas. Bem angulados; todo ombro fortemente musculoso. Braços: adequadamente longos e fortes músculos. Cotovelos: bem aderentes. Antebraços: longos, retos e musculosos. Metacarpos: firmes e ligeiramente oblíquos. Posteriores: vistos por trás, retos e paralelos; em posição, moderadamente afastados. Vistos de perfil, bem angulados. Coxas: de comprimento médio, fortemente musculosas. Pernas: de comprimento médio, oblíquas, com sólida ossatura e bem musculosas. Jarretes: poderosos e bem angulados. Metatarsos: comprimento médio, retos, musculosos. Os ergôs devem ser removidos, exceto nos países onde a remoção é impedida por lei. Patas: ovais. Patas posteriores ligeiramente mais longas que as patas anteriores. Dedos fechados e bem arqueados; almofadas pretas e firmes. Unhas escuras são desejadas.

» PELE: sem dobras e rugas, de pigmentação escura.

» PELAGEM: Pêlo duplo, de comprimento médio ou longo, denso, assentado; sub-pêlo abundante; pêlo de cobertura liso e espesso; a face, as orelhas e a parte anterior dos membros apresentam um pêlo ligeiramente mais curto. Na nuca e na parte posterior dos membros o pêlo é ligeiramente mais longo. Um pêlo ligeiramente ondulado, mais duro, é admitido.

» COR: branca.

» COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: vivo, sem ser nervoso, atento e vigilante; ligeiramente reservado com estranhos, mas nunca medroso ou agressivo.

» MOVIMENTAÇÃO: seqüência rítmica de passos regulares, ligeiros e sustentados. Alcance de grande amplitude com forte propulsão. No trote, a movimentação é fácil, cobrindo bem o solo.

» TAMANHO / PESO - Altura na cernelha: • machos: 60 a 66 cm. • fêmeas: 55 a 61 cm. - Peso: • machos: aproximadamente 30 a 40 kg. • fêmeas: aproximadamente 25 a 35 kg. Exemplares típicos com tamanho um pouco acima ou abaixo previsto pelo padrão, não deve ser eliminado.

» FALTAS: qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade.

» FALTAS LEVES: - Presença discreta de pêlos fulvos (amarelo claro ou sombreado de vermelho) na ponta das orelhas, sobre o dorso e na parte superior da cauda. - Despigmentação parcial da trufa, dos lábios ou da borda das pálpebras.

» FALTAS GRAVES: - Aparência pesada, construção muito curta (contorno quadrado). - Características sexuais insuficientemente definidas. - Ausência de mais de 2 Pl; os M3 não são penalizados. - Orelhas caídas, semi-caídas, quebradas. - Linha do dorso fortemente inclinada. - Cauda enrolada, quebrada, em gancho ou portada sobre o dorso. - Pêlo de cobertura macio, sedoso, lanoso, crespo, mal deitado; pêlo nitidamente longo, sem subpêlo. - Presença marcada por pêlos de cor fulvo carvoado claro (manchas de cor amarelada a vermelho) na ponta das orelhas, sobre o dorso e sobre a cauda.

» FALTAS ELIMINATÓRIAS: - Cães medrosos ou agressivos. - Um olho ou os dois olhos azuis. Olhos proeminentes. - Entrópio, ectrópio. - Prognatismo superior ou inferior. Torção de mandíbula. - Total perda de pigmentação da trufa, lábios e borda das pálpebras. - Total perda de pigmentação da pele e nas almofadas. - Albinismo.

» NOTAS: - Os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos e acomodados na bolsa escrotal. - Todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado.

0 comentários:

Postar um comentário