Pages

terça-feira, 22 de setembro de 2009

CERTO X ERRADO - PARTE 01

Em Julho de 2002 a revista Cães & Cia fez uma reportagem com o certo x errado do Pastor Alemão Branco, com base nela vou disponibilizar para que todos saibam identificar os bons e os maus exemplares de PABs. Segue a primeira parte:

PELAGEM: CERTO - PELAGEM NÃO MUITO LONGA E NEM MUITO CURTA A pelagem é dupla, isto é, tem pêlo e subpêlo. O padrão do PAB estabelece que, nas regiões onde a pelagem é mais longa, como pescoço e na parte posterior das pernas traseiras, seu comprimento máximo fique entre 4 e 5 centímetros. Também determina que os fios sejam retos, eriçados e rijos.








ERRADO - PELAGEM LONGA DEMAIS Para o padrão do PAB, a pelagem com mais de 5 cm de comprimento já é tida como desvio. A causa é a herança genética, se nota a partir dos 2 meses de idade e se previne com a boa escolha dos pais.










OLHOS:
 
CERTO - OLHOS AMENDOADOS Os olhos são amendoados, nada salientes e preferencialmente escuros: pretos ou marrons. O padrão do PAB cita que olhos marrons claros são aceitos, desde que não tendam ao esverdeado ou azulado.


ERRADO - OLHOS REDONDOS E SALIENTES Olhos redondos ou/e salientes. A causa é a herança genética, mal escolha dos pais. PÉS: CERTO - PÉS COM DEDOS RENTES UNS AOS OUTROS Os pés tem dedos arqueados e rentes uns aos outros. 





PÉS:

ERRADO - PÉS ESPALMADOS Os dedos apresentam espaçamentos entre si e não arqueados.Má alimentação, herança genética e pisos escorregadios são as causas. No caso de herança genética se nota aos 2/3 meses de idade. Em certos casos, dietas e exercícios específicos podem amenizar o desvio. Consulte o Vet.





PÉS: CERTO - PÉS COM DEDOS RENTES UNS AOS OUTROS Os pés tem dedos arqueados e rentes uns aos outros.






CAUDA:


CERTO - CAUDA RETA O padrão do PAB pede que a cauda, quando em repoudo seja portada baixa e tenha, no máximo uma leve curva. Já em movimento deve erguer-se até a altura da linha superior, como se fosse uma extensão dela. Quando excitado, é natural que a cauda eleve-se acima da linha superior, mas não deve, contudo, chegar a formar um angulo reto.


ERRADO - CAUDA EM PÉ OU CURVADA A cauda é totalmente ereta( formando um angulo reto na linha superior) ou então é enrolada ou curvada em direção á linha superior. A causa é a herança genética, se nota a partir do 2 meses de idade e se previne com a boa escolha do filhote.









APARÊNCIA GERAL:

 CERTO - APARÊNCIA FORTE A aparência denota força e elegância. Os músculos são bem desenvolvidos assim como a ossatura.



 Esse foi o primeiro de 5 posts da série CERTO X ERRADO.

1 comentários:

Unknown disse...

Faz muito tempo que estou a procura desta matéria amigo, tô na cola do seu blog!
Só curtindo os posts!

Postar um comentário