Pages

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

PASTOR ALEMÃO BRANCO X PASTOR BRANCO SUIÇO

White German Shepherd x White Swiss Shepherd

Pastor Canadense, Pastor Branco Suiço, Pastor Alemão Branco, Pastor Australiano, Albino...a confusão é tamanha, que já ouvi até pessoas chamando de Pastor Belga!
A confusão é compreensível tendo em vista o histórico dessa variedade de cor do PASTOR ALEMÃO!

Sim, PASTOR ALEMÃO!

 Durante os 15 primeiros anos da raça pastor alemão, 30 cães consolidaram-se como pilares da raça. Pesquisas recentes demonstraram que 18 destes produziram descendentes brancos e os 12 restantes foram descendentes de cães que passaram a cor branca.

 Fica bem claro, que a cor branca fez parte da origem da raça PASTOR ALEMÃO.

Apesar disso, no pós-guerra, iniciou-se uma campanha sistemática para erradicação da variedade branca da raça pastor alemão, alegando-se ERRONEAMENTE, que fossem albinos, associados geneticamente a albinismo, surdez, cegueira, esterilidade, epilepsia, displasia coxo-femoral, desbotamento de cores e perda de vigor físico.
Nesta época a SV passou a negar pedigree aos pastores alemães brancos.

Essa exclusão trouxe ainda mais consequências aos branquelos, que ficaram durante muitos anos sem regristro e sem um padrão a seguir. Cruzamentos foram feitos sem nenhum tipo de seleção, dando origens a cães cada vez mais diferentes do PASTOR ALEMÃO.

 Nesse panorâma, a criação da variedade branca, se dividiu em duas vertentes; os que buscavam manter as características originais do Pastor Alemão no branco, tanto em temperamento quanto na estrutura, na esperança de que o branco fosse incluso novamente nos padrões do PA.
 E os criadores que passaram a priorizar características diferentes, e muitas vezes indesejadas no PA, para assim conseguir o reconhecimento como uma nova raça. Reconhecimento que veio em 2002, oficialmente essas duas vertentes foram reconhecidas como PASTOR BRANCO SUIÇO, pela FCI/CBKC. Mesmo com esse reconhecimento, a vertente que busca manter as características originais do PA no PAB, não abre mão da nomenclatura PASTOR ALEMÃO BRANCO. O que é evidente, uma vez que se tratam de dois cães muito diferentes, tanto em estrutura como temperamento.

Conclusão:

O PASTOR ALEMÃO BRANCO, são cães com estrutura e temperamento voltados para guarda, proteção, trabalho, etc. Seguindo os padrões do PA. Embora recebam registro como Pastor Branco Suiço. A SOLPAB(Sociedade Latino Americana de Pastor Alemão Branco), emitia registros como Pastor Alemão Branco buscando na criação exclusiva de brancos a estrutura e temperamento característico do Pastor Alemão.
Lembrando que no UKC, AWSA E WSCC nos EUA e Canadá, os brancos são registrados como PASTOR ALEMÃO BRANCO.


O PASTOR BRANCO SUÍÇO, é uma raça nova, onde o padrão admite cães com um temperamento mais dócil, pelagem longa e voltados mais para companhia, mas hoje é possível encontrar cães na Europa participando de provas de guarda e proteção, o que evidencia uma mudança mundial no panorama da raça. 
Adaptações que deverão continuar ocorrendo uma vez que seu registro é recente. 

Até o próximo post...

15 comentários:

Guenther disse...

QUAL A BIBLIOGRAFIA DESSAS INFORMAÇÕES ?

Maurício_HS disse...

http://www.caespastores.com/racas/pastor_al_branco_nilton.htm

De Amerikaans-Canadese Witte Herder (em holandês), por Ruut Tilstra, por Zuid Boekprodukties, Lisse - The Netherlands, 1995. Weisse Schäferhunde (em alemão), por Peter & Gaby von Döllen e Monika Bender

Nicole Schlaepfer disse...

O melhor é que o campeão mundial 04;05, concorrendo como pastor suiço, e com o presidente da FCI julgando. É UM PASTOR ALEMÃO BRANCO;
Fox Mulder,

Pedro Valério Jr disse...

Legal, uma curiosidade apenas, mas informação nunca é demais. Nem sabia que existia essa raça branca. Agora sei. Parabéns pela matéria.

ABS!!!
Pedro

Anônimo disse...

Excelente! Há cerca de 30 anos atrás tive um Pastor alemão branco. Diziam que não era puro, outros que era Albino...para mim era o "Leão"!!! Cão fabuloso e grande amigo. Hoje recordei-o ao ler este artigo. Obrigado, até eu aprendi enquanto me emocionei a lembrar do meu saudoso amigo...meu 1º cão

Anônimo disse...

Linhagem do pastor alemão, mas hoje são Pastores Suíços.

Daniel Amaro Bueno disse...

Há algum canil em SP que reproduz o Pastor Alemão Branco?

Daniel Amaro Bueno disse...

Há algum canil em SP que reproduz o Pastor Alemão Branco?

pc pcop Leste disse...

Sim em São Paulo há um canil - Scatle é o nome.

jf pilot disse...

tenho cachorros em tom creme claro sendo que os pais eram uma pastor preta e o pai um pastor posso dizer vermelho. o dificil é achar alguem que queira cruzar com eles
o macho é um pastor grande de aproximadamente uns 45 kg muito forte fisicamente

jf pilot disse...

tenho cachorros em tom creme claro sendo que os pais eram uma pastor preta e o pai um pastor posso dizer vermelho. o dificil é achar alguem que queira cruzar com eles
o macho é um pastor grande de aproximadamente uns 45 kg muito forte fisicamente

Fernanda Barbosa dos Santos disse...

preciso de de um pastor branco legitimo para cruzar com minha cadela de 3 anos pode me indicar alguem da zl de sp

Fernanda Barbosa dos Santos disse...

preciso de de um pastor branco legitimo para cruzar com minha cadela de 3 anos pode me indicar alguem da zl de sp

Maurício_HS disse...

Fernanda, por inúmeros motivos jamais te indicaria cruzar sua cadela de 3 anos. No blog você poderá encontrar vários posts com esses motivos.

Manaus disse...

Ótima matéria, parabéns!. Gostamos muito da raça, temos um capa preta "preto e vermelho de um ano "Brutus.

Postar um comentário