Pages

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

CERTO X ERRADO - PARTE 04

PEITO:

CERTO - BEM DESENVOLVIDO
O peito é desenvolvido o suficiente para "descer", ultrapassando ligeiramente a altura do cotovelo.



ERRADO - PEITO POUCO DESENVOLVIDO
O peito fica na altura do cotovelo, ou nem alcança o mesmo.
Em certos casos o cão passa a impressão de ser pernalta.
As causas são herança genética, má alimentação e falta de exercícios. Nota-se a partir dos 3 meses de idade. Se pevine com a boa escolha do filhote e dos pais, boa alimentação e exercícios regulars.
Em alguns casos o tratamento pode ser feito com dieta balanceada e exercícios específicos, que podem amenizar e até mesmo eliminar o desvio.






PERNAS DIANTEIRAS:



CERTO - PARALELAS
As pernas dianteiras, assim como os pés, são paralelas entre si.




ERRADO - MÃOS TORTAS
As pernas até são paralelas, mas os pés (mãos) da frente, viram-se para dentro ou para fora.  Em outros casos as pernas convergem em direção aos punhos, e os pés ficam para os lados.
As causas são de herança genética, falta de exercícios, piso liso e alimentação não balanceada. Nota-se com cerca de 2/3 meses.
Se previne com a boa escolha dos pais, dando alimentação de boa qualidade, praticando exercícios moderados e mantendo o cão fora de pisos escorregadios.
pode-se amenizar o desvio mantendo o cão fora de pisos escorregadios, dieta e exercícios específicos. Para isso consulte um Vet.


ORELHAS:



CERTO - ORELHAS RETAS E PARALELAS
As orelhas são heretas quando o cão está em atenção, ficam voltadas para frente, sendo que o ideal é que fiquem paralelas entre si. Isto é, traçando, em cada orelha, uma linha que passe por sua ponta, dividindo ao meioaté alcanças o topo da cabeça. Obtendo-se duas linhas perfeitamente paralelas. Também são de tamanho proporcional a cabeça.




ERRADO - GRANDES DEMAIS
As orelhas são exageradamente grandes, desproporcionais ao tamanho da cabeça.




ERRADO - NÃO PARALELAS
As orelhas, quando o cão está em atenção, voltam-se para frente, mas ficam de lado, o que impede o paralelismo entre elas.




ERRADO - ORELHAS PENDENTES
As orelhas, as vezes apenas uma delas fica "caída".


A causa é a herança genética, alimentação pobre em calcio e talas mal feitas. Os filhotes nascem com orelhas pendentes. Em geral elas devem ficar erguidas até o final dos 5 meses. Os outros desvios são perceptíveis assim que as orelhas levantam.
Como prevenção aconselha-se a boa escolha dos pais, boa alimentação e se for o caso, o uso de talas colocadas por alguém com experiência.
O tratamento existe apenas aos cães com orelhas pendentes, através do uso de talas e boa alimentação.

0 comentários:

Postar um comentário