Pages

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

A ESCOLHA DO FILHOTE

Após vários estudos e pesquisar muito, você finalmente encontrou um bom criador. Se puder, ligue e agende uma visita ao canil antes de qualquer coisa. Chegando lá tudo deve ser comprovado, desde laudos de displasia, carteira de vacinação dos filhotes, títulos e resultados em exposições e pedrigree, não deixe de analisar a árvore genealógica dos pais e perguntar se estes já produziram bons filhotes. Lembrando que o fato de você ter agendado a visita não implica na compra do filhote!

Tudo certo, agora é a melhor parte, a escolha do seu filhote de Pastor Alemão Branco!
Analise friamente tanto os aspectos físicos como comportamentais dos filhotes com pelo menos 60 dias de idade.

Nos aspectos físicos é importante que a cor da pelagem seja branca neve, a pigmentação das trufas, lábios e contorno dos olhos, devem ser negros e os olhos castanhos (quanto mais escuro melhor), quanto a cauda, não deve de forma alguma ser enrolada ou torcida em parafuso, monorquídeos(ausência de um dos testículos) devem ser descartados, assim como cães com barriga abaulada (sinal de verme), não descarte o filhote se as orelhas ainda não estiverem em pé, elas deverão subir entre 4 e 5 meses de idade.

Agora no aspecto comportamental, observe a ninhada, eles brincam constantemente, essas brincadeiras geralmente envolvem lutas e disputas por brinquedos. Logo você vai notar que existem os dominantes, os intermediários e os tímidos.

Os dominantes, sempre ativos, estão sempre disputando e tentando imobilizar seus irmãozinhos, quando pegamos e o colocamos de costas contra o chão segurando firmemente por um tempo, eles não aceitam, lutando e tentando de todas as formas sair desta posição. São cães que precisam de pulso firme e aulas de adestramento desde cedo, controlados, na minha opinião são os melhores cães de guarda, companhia para esportes e trabalho.

Os intermediários são aqueles que aceitam brincadeiras e não se esforçam muito para ganhar as lutas com os irmão, abrindo mão facilmente dos brinquedos e ao colocarmos de costas para o chão, lutam um pouco mas logo aceitam a posição. São cães indicados para pessoas sem muita experiência, pois são de fácil manuseio.

 Os cães tímidos são cães que ficam no canto ou fogem com a chegada de uma pessoa estranha, ficando com receio de se aproximar, são cães que necessitam de atenção especial por parte do dono, devem ser socializados e colocados em vários tipos de situações para que cresçam de forma esqulibrada.

Se necessário agende várias visitas ao canil para assim conheçer-los melhor. Peça para o criador alimenta-los, eles devem apresentar forte interesse em se alimentarem. Teste também a audição dos filhotes, faça muito barulho e analise a reação deles.


Essas foram algumas dicas BÁSICAS para você escolher o filhote mais próximo de se tornar um bom exemplar de Pastor Alemão Branco.

7 comentários:

wellington disse...

muito boas as dicas....vou comprar uma femea no fim deste ano e certamente prestarei atenção a esses detalhes.

Maurício_HS disse...

Wellington não se esqueça de ler o post "A ESCOLHA DO CANIL"
Boa sorte!

Anônimo disse...

Bom dia Mauricio!
Parabéns pelo blog. O Pastor Branco Suiço aceita bem brincadeiras e gritaria de crianças? Gostaria de saber pois temos dois filhos (gemeos) de 7 anos e gosto muito dessa raça. Outra coisa, com relação a piscina, o PBS é um cão fascinado por agua, como o labrador, ou é mais tranquilo nesse ponto?

José Luiz - Rio de Janeiro

Maurício_HS disse...

Olá José Luiz, o PAB é um cão extremamente equilibrado e companheiro, as crianças vão adorar, sem restrições, se for um filhote do boa procedência com certeza não haverá problema algum.

Aislan disse...

ohh mauriçio tou na duvida em comprar o pb, sendo q aqui em pernambuco n tem, ou quase n tem canis , ai decidir comprar pela net, achei alguns , um chamado canil piu biando de rodrigo, tou na duvida se compro. Queria saber tbm se o pb é tao bom na guarda como o pastor alemao capa preta.
atenciosamente aislan carlos

Maurício_HS disse...

Olá Aislan Carlos,

Obrigado pela visita.
A "guarda" nos PABs é um assunto muito controverso, fica mais difícil ainda te aconselhar sem saber qual o tipo de guarda que você procura. Se for apenas para latir no portão e afugentar possíveis invasores (pelo porte e pelos latidos) você conseguirá encontrar um PAB que cumpra com essa tarefa. Se você procura uma guarda mais apurada, para treinos de guarda e proteção a coisa dificulta e seria melhor que você procurasse uma outra raça. Neste caso te indicaria o Pastor Alemão de trabalho (e não expo).

De qualquer forma se você decidir por um branco seria legal arranjar algum adestrador de confiança e bem experiente que selecione um filhote na ninhada que tenha as características que você procura.

Qualquer outra dúvida pode me enviar um e-mail.
E não se esqueça de pedir os laudos de controle de displasia e contrato!

Abraços e boa sorte!

evaldoa maral disse...

tenho um ele tem 5 meses e pesa 16 quilos gostaria de saber se o peso ta bom o ele ta abaixo do peso ideal estou fazendo essa pergunta porque levei no veterinário ele falou que tava abaixo do peso

Postar um comentário