Pages

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

DISPLASIA COXOFEMORAL - HIP DYSPLASIA

No próximo post vou contar a história do Bolt (meu PAB), mas antes vou falar um pouco sobre a Displasia Coxofemoral.

A displasia é uma doença EXTREMAMENTE COMUM em raças de médio e grande porte, se caracteriza pela má formação no encaixe da cabeça do femur com a bacia, ocasionando um "afrouxamento" das articulações coxofemorais, o que causa um atrito entre elas, que com o passar do tempo destrói a cartilagem, criando um quadro de artrose. Assim o cão passa a sentir muita dor ao se movimentar.

Os sintomas iniciais são sutis, podem aparecer a partir dos 4 meses de idade: o cão passa a mancar, correr como coelho (saltando com as duas patas traseiras juntas), andar bamboleante, dificuldade ao se levantar e falta de vontade para passear. Em muitos casos graves é questão de tempo até ele perder a capacidade de locomoção. Vale salientar que existem diversos casos assintomáticos, onde o cão corre, pula e anda normalmente. A única forma de fazer o diagnóstico é através do RX.


É uma doença de ordem genética, recessiva, poligênica e intermitente; isto significa que existem vários genes envolvidos, tornando-se muito difícil a limpeza do "pool" genético. A Displasia não tem cura, apenas tratamentos que visam tirar a dor do animal e devolver a qualidade de vida ao mesmo. Os tratamentos vão desde medicamentosos até cirúrgias.

É por isso que o controle é de EXTREMA importância e a única forma de minimizar a incidência dela é através da seleção dos pais, que NUNCA devem acasalar sem antes tirarem o RX e estarem com o laudo em mãos declarando que estão aptos para a reprodução.


Classificação do grau de displasia:

HD- INSENTO DE DISPLASIA (TOTALMENTE APTO P/ REPRODUÇÃO)
HD+/- QUASE NORMAL (APTO PARA REPRODUÇÃO)
HD+ DISPLASIA LEVE (AINDA PERMITIDO, MAS NÃO INDICADO)
HD++ DISPLASIA MODERADA (NÃO PERMITIDO)
HD+++ DISPLASIA SEVERA (PENA DE MORTE PARA QUEM ACASALAR)

Conter ao máximo essa doença é o DEVER de todo criador sério!

2 comentários:

Anônimo disse...

Hi thanks to shearing

Get More Details

Pastor Branco disse...

Poxa q interessante.. comprei minha cadela em um canil e por inexperiencia não exigi esse laudo...

Postar um comentário