Pages

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

CERTO X ERRADO - PARTE 03

ANTEPEITO:   CERTO - ANTEPEITO AMPLO O antepeito é largo o bastante para manter o bom distanciamento entre as pernas dianteiras.















ERRADO - ANTEPEITO ESTREITO O antepeito, em decorrência de uma ossatura e musculatura pouco desenvolvidas, não é o bastante para manter as pernas adequadamente afastadas entre elas. A causa é a herança genética, mas também pode ser por alimentação pouco balanceada e falta de exercícios. Nota-se a partir dos 3 meses de idade. Pode se prevenir com a boa escolha dos pais, alimentação balanceada e atividade fisica. Em alguns casos dieta e exercícios específicos podem amenizar ou até mesmo eliminar o desvio.












TAMANHO:
CERTO - PORTE GRANDE O padrão do PAB determina a altura na centelha de 63 a 70 cm (machos) e de 58 a 63 cm (fêmeas), ressaltando que medidas superiores às máximas são desejadas, desde que não prejudiquem as proporcões gerais.








ERRADO - MENOR QUE O PREVISTO O cão é mais baixo que o mínimo permitido pelo padão. A causa é a herança genética, embora se saiba que o má alimentação e a falta de exercícios físicos também possa influênciar. Se nota a partir de um ano e se previne com a boa escolha dos pais, alimentação balanceada e a prática de exercícios fisicos durante a fase de desenvolvimento do filhote.






MORDEDURA:

CERTO - MORDEDURA EM TESOURA A mordedura aceita é a chamada "mordedura em tesoura", na qual os dentes da frente (incisivos) da arcada superior fecha-se imediatamente adiante dos dentes da frente da arcada inferior. O padrão do PAB exige dentição completa (42 dentes) e dentes sadios e bem desenvolvidos. Só por curiosidade: o padrão do Pastor Branco Suiço, não penaliza a ausência de um dos pré-molares de número 1 (P1), nem de dentes quebrados.





ERRADO - MORDEDURA EM TORQUÊS Não há sobreposição entre as arcadas. Ao invés disso os incisivos superiores e inferiores ficam alinhados, econstando se uns aos outros pelas extremidades.








PERNAS TRASEIRAS:
 CERTO - PARALELAS E BEM ANGULADAS As pernas traseiras são paralelas entre si. De perfil a articulação do joelho e do calcanhas são bem preceptíveis.

















 Certo, Paralelas entre si.












 ERRADO - JARRETES DE VACA Em vez de paralelas os calcanhares são convergentes, o que expulsa pés e joelhos para fora. Em geral a causa é a herança genética. Mas acredita-se também que a má alimentação, falta de exercícios e manter o cão em piso escorregadio também possa causar esse desvio. Nota-se a partir dos 2/3 meses de idade, se a causa for genética. Se previne com a boa escolha dos pais, alimentação balanceada, exercícios físicos moderados e manter o cão longe de pisos escorregadios. Pode-se amenizar o desvio mantendo o cão em piso não escorregadio, com dieta e exercícios específicos. Busque auxílio do vet.

0 comentários:

Postar um comentário